terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Escolhendo o que ouvir


- Para de ouvir essa música moleque! É PECADO!

- Quem disse? Onde está escrito???

- .......Bem........eu estou dizendo! Pronto, agora desliga isso!



Quem gosta de ser criticado por alguma coisa que faz?

Música.... tá aí um tema difícil de ser discutido. Bem, não vou escrever nada que seja a verdade e ponto final. Também não vou definir um tipo de música certo ou errado. Vou escrever o que penso e o que a Bíblia diz a respeito.

Para você, o que define uma música como boa ou ruim? Existe um tipo de música para cada momento ou música boa é a que pode ser ouvida em qualquer situação? A música secular tem espaço na vida de um cristão? Até que ponto? O que influencia mais, ritmo ou letra?

É... temos muitas perguntas. Vamos procurar na Bíblia algumas respostas...

Romanos 14 (Bíblia Viva) diz:

13) Assim, não se censurem mais uns aos outros. Em vez disso, procurem viver de tal modo que nunca façam um irmão tropeçar, se vir vocês fazerem alguma coisa que ele pensa que está errada.
16) Não faça nada que motive censura contra você próprio, mesmo sabendo que aquilo que você faz está certo.
17) Afinal de contas, a coisa importante para nós, como cristãos, não é o que comemos ou bebemos, mas sim incentivar o aparecimento da retidão, da paz, e da alegria que vêm do Espírito Santo.
18) Se vocês deixarem Cristo ser Senhor nessas coisas, Deus ficará satisfeito; e seus amigos também ficarão.
19) Desta forma tenham como alvo a harmonia na igreja e procurem se edificar uns aos outros.

Sentiu?

Quando você escolhe as músicas que vai ouvir deve usar o bom senso, seja a música sacra ou secular...

Não vou mentir, existe por aí muita música gospel que tem um ritmo muito diferente da mensagem que a letra quer passar. Da mesma forma existem por aí músicas seculares com letras de amizade, por exemplo, que não possuem nada de errado em suas letras. É importante também analisar da onde veio a música, quem é o compositor? Que outras músicas ele fez? Como é sua vida e quais são seus princípios?

Outra coisa... Pra que tipos de pensamento essas músicas te levam. Com que tipo de pessoa você vai se juntar ao curtir essas músicas?

Se o que você faz ou ouve pode levar alguém a se escandalizar ou a pecar, evite. Você não precisa mostrar para os outros o tamanho do seu autocontrole e até que ponto você é imune a influência de uma música.

“Você pode saber que não há nada de errado naquilo que você faz, mesmo do ponto de vista de Deus, mas guarde isso para si próprio. Não faça ostentação de sua fé na presença de outros que poderiam sentir-se feridos com isso. Nessa situação, feliz é o homem que não peca quando faz aquilo que sabe que está certo.” (Romanos 14:22)

Pra fechar:

"Não critiquem, e assim vocês não serão criticados! Porque como vocês tratam os outros, eles também vão tratar vocês e por que se preocupar com um cisco no olho dum irmão, quando você tem uma tábua no seu próprio olho?" (Mateus 7:1-3)

Um comentário:

  1. Música... ta aí um super assunto que gosto muito de comentar... sou movida a musica e acho q eu não teria a força que tenho pra resolver meus dilemas se a cada acontecimento eu não procurasse buscar aquela letra que me conforta e que diz tudo aquilo que eu costumo passar... seja ela uma letra secular ou cristã, estou sempre em busca de mais poesia na minha vida, aquela que me faz me entender um pouco mais... Letra pra mim é tudo... e tenho certeza de que Deus está presente em todas as composiçoes que fizeram e fazem a minha trilha sonora...

    Fabinhu.. adorei o texto..... bju e muita poesia em sua vida

    ResponderExcluir

Seu comentário será analisado e logo publicado aqui!